© 2022 Hellix. All rights reserved.
Bibliotheca Pelotense
Bibliotheca Pelotense
Fundado em 1904, o Museu Histórico da Bibliotheca Pelotense, é um dos mais antigos em funcionamento na região Sul do Brasil. Com uma exposição permanente que reflete a história do povoamento da região do Pampa, o museu também conta com um espaço dedicado a exposições temporárias. Ao longo dos anos, a coleção do Museu foi reorganizada em diferentes áreas do prédio, e, em 2012, ganhou um novo lar no porão após um cuidadoso processo de recuperação. Hoje, seus módulos expositivos incluem o Espaço de Arte Mello da Costa, a Exposição Arqueológica (Povos Originários), a Sala Colonial e Imperial, e a Sala Republicana.
Este espaço é dedicado à arte local e regional, recebendo exposições mensais de artistas pelotenses. A homenagem ao artista Luis Carlos Mello da Costa destaca a relação da Bibliotheca com as artes visuais.
Aqui, os visitantes podem explorar um acervo arqueológico e antropológico que revela o modo de vida das comunidades indígenas que habitaram a região antes da chegada dos colonizadores ibéricos. O acervo inclui machados de pedra, urnas funerárias, projéteis e fósseis que contam histórias fascinantes.
Esta sala apresenta a chegada dos colonizadores espanhóis e portugueses à região. Através de uma narrativa visual envolvente, os visitantes podem observar os costumes e o cotidiano da cidade de Pelotas, incluindo vestimentas femininas do final do século XIX e início do século XX.
Aqui, a história da imprensa pelotense ganha vida por meio de jornais e rádios. A sala abriga objetos que pertenceram a conflitos beligerantes, históricos do Rio Grande do Sul, incluindo relíquias da Revolução Farroupilha, como um lenço com as batalhas vencidas pelos Farrapos e a bandeira da República Rio Grandense de 1835, acervo do Bento Gonçalves.
Inaugurado em junho de 2023, este espaço é o primeiro dedicado à representação afro na cidade de Pelotas. Ele celebra elementos de religiosidade, música e empoderamento feminino.
Criada em 1875 para promover o acesso à literatura, educação e artes. O acervo inclui carimbos antigos da instituição, lápis doados por comerciantes para os cursos noturnos de alfabetização, mesas escolares datadas de 1877, uma maquete da Bibliotheca, sinete da primeira feira do livro, e troféus da BPP.
Esta seção apresenta pedras litográficas e xilogravuras que documentam a história dos jornais de Pelotas, além de rádios, gramofones e a memória dos cinemas que fazem parte da rica herança cultural da cidade.
Venha visitar o Museu Histórico, onde cada canto revela uma nova história esperando para ser descoberta. Uma verdadeira viagem no tempo que conecta o passado e o presente da cidade de Pelotas!