“Conectades” Clube de Leitura LGBTI+
“Conectades” Clube de Leitura LGBTI+
O Clube de Leitura LGBTI+ “Conectades” tem como objetivo criar um espaço acolhedor de diálogo através da leitura de obras com temáticas LGBTI+.
A seleção dos livros baseia-se em critérios como faixa etária, representatividade dos personagens, diversidade e acessibilidade de leitura, incluindo a curadoria pedagógica e as avaliações das “bookredes”, como Instagram e TikTok. O projeto é de caráter gratuito, e a participação é feita mediante inscrição prévia (período de inscrição divulgado em nossas redes oficiais), com os títulos indicados sendo disponibilizados na modalidade empréstimo. O Clube é vinculado ao Grupo de Pesquisa Políticas dos Corpos e Cotidianos (FAE-UFPEL) e Grupo de Estudos em Educação e Relações de gênero (Faced-UFRGS) com apoio da Bibliotheca e incentivo da FAPERGS, coordenado pela Pedagoga e Conselheira de Projetos Especiais da BP, Camila Pierzckalski (PPGEDU-UFRGS) e o Prof. Dr. Marcio Caetano (PPGE FAE-UFPEL).
Benefícios do Projeto:
Estímulo à leitura: O clube exercita a prática da leitura entre os jovens, incentivando a reflexão e a troca de conhecimentos para qualificar os hábitos de leitura autônoma;
Espaço acolhedor: Criação de um ambiente seguro para a juventude LGBTI+, onde é possível refletir e ressignificar estratégias de existência singular através da literatura com essa temática;
Discussão sobre identidade: A literatura tem potencial de contribuir com os processos de identificação e reconhecimento necessários a fase da juventude e as narrativas de autoria e protagonismo LGBTI+ podem possibilitar esse reconhecimento, assim como a socialização dessas leituras possibilita a criação de redes de apoio no momento da autoafirmação de identidades dissidentes;
Acesso à literatura: Democratização do acesso à literatura LGBTI+;
Cultura acessível: Às novas gerações precisam acessar os espaços de cultura e reivindicá-los, perpetuando suas características longevas.
Público-Alvo: O Clube é direcionado aos jovens LGBTI+ matriculados ou egressos das escolas públicas de Pelotas e regiões limítrofes, com uma faixa etária recomendada entre 15 e 23 anos.
Quando ocorrem os encontros: Atualmente a atividade, destinada apenas à inscritos, é realizada às sextas-feiras, no turno da tarde.